CNPE lança Programa Combustível do Futuro

Foi aprovado na terça-feira (20) pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) o Programa Combustível do Futuro. Guiado pelo princípio do uso de fontes alternativas e do desenvolvimento tecnológico nacional, o objetivo do Programa é propor medidas de incentivo ao uso de combustíveis renováveis e de baixo carbono, e a descarbonização da matriz de transportes, incentivando o consumo de biocombustíveis.

Entre os destaques do programa estão as seguintes iniciativas: 

  1. Integração de políticas públicas relacionadas ao setor automotivo e de combustíveis como o RenovaBio, o PROCONVE, o Programa Nacional de Produção e Uso do BIodiesel e outros; 
  2. A “avaliação da eficiência energético-ambiental por meio da análise do ciclo de vida completo do combustível, nos diversos modos de transporte” (ANP);
  3. Criação do Comitê Técnico do Combustível do Futuro, que tem por objetivo  estimular a aplicação da metodologia de avaliação do ciclo de vida dos combustíveis, criar parâmetros de referências para os combustíveis ofertados ao consumidor e fornecer informações adequadas de eficiência energética dos combustíveis. Será composto por 15 órgãos, entre eles …, e coordenado pelo MME. 

O Programa também estipula a criação de marcos legais e regulatórios para tecnologias de captura e armazenagem de carbono na produção de biocombustíveis e de hidrogênio azul, assim como propõe medidas de incentivo ao setor do óleo e do gás ao investimento em pesquisa e desenvolvimento nos temas relacionados ao Programa Combustível do Futuro.

Para  mais informações acesse: MME

Imagem: MME

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.