Erne Campus: cientistas da Universidade South West demonstram a importância da academia no avanço da sustentabilidade urbana

Dia 11/11/2021

Na Irlanda do Norte, o novo campus da Universidade South West, denominado Erne Campus, foi construído a partir dos conceitos de passive house, tendo como foco design sustentável e eficiência energética. Neste penúltimo dia da COP-26, dedicado à discussão de mitigação de emissões nas cidades e construções, os cientistas da universidade demonstraram que é possível alcançar as metas direcionadas ao setor de construção civil.

Segundo o Dr. Barry McCarron, pesquisador e chefe da área de desenvolvimento de negócios na Universidade South West, o setor de construção responde por cerca de 40% das emissões de gases de efeito estufa e, nesse sentido, o desenvolvimento de passive housing foi destacado no Quarto Relatório de Avaliação do IPCC. Como parte da solução, o Erne Campus é a maior construção de passive house do mundo. Dr. McCarron aponta que o campus anterior ao Erne consumiu, em 2018, 152 kWh/m2. Por outro lado, para o Erne Campus, estima-se um consumo anual de 8.4 kWh/m2/ano. Os ganhos em eficiência energética representam uma economia anual de 88% e, ao longo de 25 anos, estima-se que serão economizados mais de 1 milhão de euros.

Ao responder sobre a importância da engenharia de dados no projeto, Dr. McCarron apontou que apenas a capacidade de obter dados cada vez mais preciso, previsíveis e confiáveis tornou possível estimar os dados e valores apresentados. Ainda, apontou que esse é um gargalo importante na indústria, que impede que eles avancem no sentido de capturar os benefícios promovidos pela construção de passive house.

A Dra. Danielle McKelvey, chefe do departamento de construção ambiental, apontou que o exemplo do Erne Campus demonstra a área de construção civil consegue se adaptar quando é necessário. Além disso, disse que é objetivo da Universidade South West desenvolver disciplinas que discutam as emissões incorporadas no design de construção civil, com o objetivo de auxiliar os alunos a ter um pensamento voltado à mitigação de gases de efeito estufa.

Mais informações sobre Dr. Barry McCarron: https://www.linkedin.com/in/barry-mc-carron-a28a1523/?originalSubdomain=ie

Mais informações sobre Dra. Danielle McKelvey: https://www.linkedin.com/in/danielle-mckelvey-20156185/?originalSubdomain=uk

Escrito Brenda Honório Mazzeu Silveira

A Equipe do RCGI Lex reuniu um grupo de voluntários para acompanhar diariamente a participação dos cientistas na COP 26. Nosso objetivo é entender como tem sido a atuação destes cientistas nas discussões, na elaboração dos acordos e nas tomadas de decisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.