IEA promove debate sobre desafios da transição energética e atingimento de metas climáticas

Ocorrida na última quarta-feira (31), a IEA-COP 26 Net Zero Summit reuniu líderes internacionais de energia e os grandes PIB globais para discutir maneiras de atingir as metas climáticas propostas no Acordo de Paris. 

Promovida pela Agência Internacional de Energia (IEA), a cúpula indicou como principal desafio a construção de um processo de transição justo, acessível para países subdesenvolvidos e em desenvolvimento e com foco nas pessoas. Houve, entre os participantes, um consenso de que a proteção às populações vulneráveis é essencial para o sucesso da transição energética.

Também no evento, a IEA lançou o documento Sete Princípios Fundamentais. O objeto é apresentar  orientações para implementação dos compromissos climáticos, principalmente no contexto de recuperação da pandemia de COVID-19, uma vez que, segundo a ONU, apenas 20% dos planos nacionais de recuperação pós-covid são favoráveis ao meio ambiente.

O Brasil participou do evento como membro de um painel de representantes das economias emergentes. Na ocasião, Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia (MME), argumentou a favor da precificação do carbono e da flexibilidade do processo de transição energética.

Para mais informações acesse: Epbr e IEA

Imagem: IEA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.