A Uber assinou acordo com a filial brasileira da italiana Landi Renzo para oferecer conversão de veículos para gás natural veicular (GNV), em estratégia para redução de custos dos motoristas parceiros da companhia. Entretanto, o anúncio da parceria, feito nesta quarta (06.02), coincide com um comunicado de reajuste nos preços do GNV e do gás encanado para os clientes da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), conforme autorização dada pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), publicada no “Diário Oficial do Estado” (DOE). O comunicado do reajuste foi feito na última terça (05.02), e as novas tarifas passam a valer a partir desta sexta (08.02).
A Landi Renzo afirma ser “líder mundial no setor de componentes GNV e sistemas de combustível” e a parceria envolve oferta aos motoristas da Uber de uma “linha de financiamento especial para a compra e instalação de sistemas Landi Renzo”, afirmaram as empresas em comunicado. “Esta oferta também responde a um desejo dos próprios motoristas para conversão de seus veículos”, acrescentaram as companhias.
De acordo com o DOE, os percentuais de alteração nas tarifas variam conforme o segmento de mercado e o volume de consumo:
- Gás Natural Veicular (GNV) – para os postos de combustíveis: alta média de 40%
- Segmento residencial: alta média de 11%
- Comércios: alta média de 14%
- Indústria: alta média de 32%
“A decisão da Arsesp está relacionada exclusivamente à atualização do custo do gás natural, que reflete variações de preço do petróleo e da taxa de câmbio, e não impacta as margens da companhia, que permanecem inalteradas”, informou a Comgás.
E complementou que a “medida está em linha com a deliberação da Arsesp que possibilita a recuperação da diferença de valores das tarifas aplicadas e do preço pago pelo gás natural em caso de variação significativa no custo do insumo”.
A Comgás atende a mais de 1,8 milhão de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo: a região metropolitana de São Paulo, a região administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba. Possui mais de 16 mil quilômetros de rede de distribuição em 88 municípios, e abastece com gás natural os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração.
Com informações de Agência Reuters e do G1.
Imagem: Pixabay/CC